Grécia: Como planejar a viagem dos sonhos.

Depois que fiz minha (primeira) viagem para a Grécia, muita gente veio me procurar, pedindo dicas e informações de como se virar no local, o que visitar, como chegar, quais os custos, etc. Com isso em mente, achei que seria legal dar uns toques aqui no blog, já que pesquisei bastante antes de montar a minha viagem dos sonhos, e encontrei algumas informações úteis e também tenho minhas próprias dicas que quero compartilhar com vocês.

Pôr-do-Sol em Oia.

Pôr-do-Sol em Oia, Santorini.

Quando ir à Grécia

Recomenda-se visitar a Grécia no período de fim de maio a junho, ou lá pra setembro/outubro, pois o clima é mais ameno, e as ilhas não estão tão cheias de turistas. Eu fui no início de julho e passei 15 dias. Não achei que estivesse tãao cheio assim mas, sim, estava bem quente. Não vou mentir que não gostei, pois estava com saudade de curtir um calorzinho na beira do mar e eu sou de Salvador, né, então, pode botar 40 graus aí que eu aguento…

Como chegar

Pode-se chegar à Grécia por Atenas, em vôos de companhias grandes, ou por algumas das ilhas, em vôos de companhias low cost. Como nas viagens para a Grécia geralmente se visita Atenas e mais algumas das ilhas, eu recomendaria chegar por uma ilha (ou por Atenas), e ir embora por outra, pra evitar ter que voltar para a mesma ilha (ou para Atenas) somente para ir embora. O preço das passagens vai subindo de acordo com a temperatura. Quanto mais “pro meio” do verão, mais caras elas ficam. Ex: comprei a passagem de ida (UK-Grécia) por £53, mas se deixasse pra ir uma semana mais tarde, não encontrava nada abaixo de £170!

Como se movimentar entre as ilhas

Para ir de uma ilha à outra, a melhor opção é pegar o ferry. Existem dois tipos de ferry: um que faz o trajeto em x horas e custa y, e o outro que faz o trajeto em x/2 horas e custa 2y. Como as principais ilhas não ficam tão próximas umas das outras e a viagem, além de ser longa, é uma viagem balançando e sacolejando em cima do mar, eu recomendo fazer um sacrifício e pegar o ferry mais rápido. A passagem custa, em média, uns 50 euros. Os tickets podem ser comprados online e recolhidos no porto, antes do embarque. Alguns sites cobram taxa para fazer a reserva. Comprei por esse aqui, que não cobrava.

OBS: Os ferries da Blue Star não dão direito a assento reservado, tem que sentar pelas cadeiras que ficam no deck. Se o trajeto for muito longo (ex: mais de 10 horas), há a opção de pegar uma cabine, mas tem que pagar a mais.

Ferry na Grécia.

Ferry na Grécia.

Dentro do Ferry.

Dentro do Ferry (assentos reservados).

Quais ilhas visitar

Existem muitas opções de ilhas gregas que são verdadeiros paraísos, com aquelas construções branquinhas e o mar bem azul, mas, infelizmente, não dá pra conhecer todas elas de uma só vez. As mais famosas são Santorini e Mykonos. A primeira é mais romântica e tem umas praias bem exóticas, enquanto a segunda é a ilha da curtição e tem aquelas praias de água tão limpa que parece de mentira. Além dessas, existem outras também conhecidas, com lindas vilas e praias maravilhosas, e que ficam menos cheias de turistas.

Depois de escolher as ilhas, é bom montar a viagem colocando-as em ordem de acordo com o mapa, para fazer tudo em um sentido só, e evitar passar tempo desnecessário no mar. O trajeto que eu fiz foi Creta-Santorini-Mykonos-Atenas-Rhodes. Só voltei pra Rhodes porque a passagem pro UK saindo de lá estava muito mais barata que a de Atenas, mas não recomendo fazer esse trajeto, pois a viagem é muuuito longa (mais de 16 horas) e SUPER desconfortável – a não ser que você tenha dinheiro para reservar a cabine.

Mapa da Grécia com as ilhas gregas.

Mapa da Grécia com as ilhas gregas.

Como se movimentar dentro das ilhas

Para quem está viajando em grupo – ou mesmo em dupla- pode valer a pena alugar um carro ou ATV (aquelas motinhas invocadas de praia), para poder conhecer mais coisas em menos tempo. Nos centros das ilhas existem várias empresas que alugam carros, e muitas nem pedem a carteira internacional. Os preços variam muito de ilha para ilha.

Apesar da facilidade de alugar carro, andar de ônibus pode sair muito mais barato. O transporte público nas ilhas é até eficiente, e eles intensificam muito nas épocas de abril a outubro, para atender aos turistas. As passagens geralmente custam entre 1,60 a 2,5 euros e também variam bastante de ilha para ilha. Para economizar, o bom é escolher acomodações próximas às estações centrais de ônibus, pois, por serem ilhas, geralmente só há um local onde passam mais de uma opções de destinos. Caso contrário, pode ser necessário sempre pegar mais de um ônibus para chegar ao local desejado.

Quantos dias passar em cada local

Em cada uma das ilhas, pra dar pra aproveitar bastante e com calma, o bom é passar uns 3 dias completos. Já para Atenas, em 2 dias já dá pra conhecer os principais pontos, que ficam todos a uma distância caminhável uns dos outros.

Como economizar nas ilhas

Gente, almoçar uma comidinha gostosa em um restaurante à beira-mar, ouvindo o som da lira não é caro. Pasmem, mas achei os preços iguais aos de um restaurante comum simples nas outras cidades que visitei. Os pratos típicos gregos custam entre 6,5 e 9 euros e são bem deliciosos, vale a pena provar cada um deles. É prática na Grécia colocar o cardápio com os preços grudado do lado de fora do restaurante, assim, você já escolhe mesmo pelo preço e não tem surpresas depois.

Os mercadinhos das ilhas geralmente são bem caros, então é bom procurar onde fica o mercado grande mais próximo e dar um pulinho para comprar bastante água (tap water na Grécia não é bebível) e merendas para passar o dia na praia #farofeira.

O que levar para as ilhas

É bom levar o protetor solar, pois nas ilhas eles custam os olhos da cara. Não leve mais do que uma calça jeans, porque você não vai aguentar usar de tanto calor. Leve ao menos um casaco, pois as vezes venta muito à noite e faz um friozinho. NÃO ESQUECE A CÂMERA, POR FAVOR! E também não vai me esquecer de levar o bikini – a menos que você esteja indo para Mykonos pq aí nem precisa usar nada…

No mais, aproveite bastante a viagem, e confira os relatos detalhados dos lugares que fui:

Atenas, a cidade das oliveiras.

Creta, a primeira ilha grega.

Santorini, a ilha do vulcão e das praias exóticas.

Mykonos, a ilha da liberdade.

Beijos!

Lenita

Anúncios

28 comentários sobre “Grécia: Como planejar a viagem dos sonhos.

  1. Vera Oliva disse:

    Olá,
    Estou me planejando para uma estada na Europa, de 15 dias (minha primeira),quero mt. incluir a Grécia no roteiro e entre as ilhas queria Creta,Santorini e Mykonos, mas já me falaram q.entre as 3 devo tirar Creta.Preciso fechar a temporada me falaram q. a Primavera (abr a jun) é a melhor estação, menos turistas e preços mais atrativos. Tb. sou de SSA, fico grata, por infromações, seu Blog é de grande ajuda, parabéns!

    • Vera Oliva disse:

      Olá,
      Estou me planejando para uma estada na Europa, de 15 dias (minha primeira),quero mt. incluir a Grécia no roteiro e entre as ilhas queria Creta,Santorini e Mykonos, mas já me falaram q.entre as 3 devo tirar Creta.Preciso fechar a temporada me falaram q. a Primavera (abr a jun) é a melhor estação, menos turistas e preços mais atrativos. Tb. sou de SSA, fico grata, por infromações, seu Blog é de grande ajuda, parabéns!

      • lenitanavarro disse:

        Oi Vera!

        Creta é a maior de todas então vc precisaria de mais tempo, também acho que as outras ilhas são mais interessantes, por serem mais exóticas etc. Os períodos mais cheios são julho e agosto mesmo, em junho e setembro deve ser o ideal pois está quente mas com menos turistas. Tenho certeza que vai amar a Grécia!

        Bj

  2. carolinavalcacio disse:

    Olá Lenita, tudo bem? vim aqui de novo pra pedir dicas sobre a viagem da Grecia.. agora vai!! hahaha enfim, voce tem alguma dica de hotéis ou acomodações em atenas, mykonos e santorini? beijos, muito obrigada!!

  3. Vera Oliva disse:

    Lenita, bom dia!
    Amo seu blog, suas dicas mts. legais, conforme já havia dito 2015 minha viagem a Europa, a principio 03 países Grécia, Itália e Portugal.Td.indica irei sozinha, queria saber se vc. já se aventurou sozinha, e se nessas suas andanças viu mt. mulher desbravando sozinha esse lindo continente.
    Vou por uma agência, mas as próximas quero montar e comprar pela web, me pareceu mais barato.
    Bjs. e fica na paz

    • lenitanavarro disse:

      Oi Vera! Ainda não fiz nenhuma viagem sozinha mas super apoio! Nesse caso, recomendo optar por acomodação em hostel, pois o pessoal geralmente é mais, jovem, aberto a amizades e fica bem fácil de se enturmar. Claro que tem alguns países em que não é tão legal andar sozinha pelas ruas, como Marrocos e Turquia, mas fora isso, eu acho que deve ser uma experiência bem legal, já vi muita menina que viaja sozinha por aí e faz novos amigos, vive coisas novas, etc. Enfim, boa sorte e aproveite muuito! Beijos!

  4. Marcelle Diniz disse:

    Olá!
    Estarei indo a Grécia em outubro /14 (lua de mel) e gostaria de saber se meu roteiro e qtd de dias estão legais.

    4 dias atenas, sendo 1 para visitar Delfos e 10 dias para as ilhas sendo: 3 Mykonos, 3Santorini e 4 Creta.

    Há restrições de roupas? Digo usar short, sandálias de dedos para visitar museus por exemplo.

    Bjs e obrigada!

    • lenitanavarro disse:

      Olá, Marcelle!

      Esse roteiro seu ficou mais ou menos parecido com o meu e achei bem adequado. Dá pra curtir praticamente tudo das ilhas e de Atenas nesse tempo. Quanto às roupas, não tive problema nenhum, entrei em todos os museus e sitios arqueológicos e estava sempre de short e sandalia por conta do sol e calor. Como os ambientes são próximos das praias, não teria porque eles barrarem, né? Aproveite muito a viagem, tenho certeza que vc vai amar!!

      Beijos!

  5. Rose disse:

    Oi Lenita! Gostei muito do seu blog e queria saber se voce acha pouco 2 dias em Santorini, 2 em Mykonos e 2 em Atenas? Pois vou estender a viagem para a Turquia e so tenho 15 dias no total. Voce tem alguma dica de acomodacao nestes locais?
    Obrigado, Rose

    • lenitanavarro disse:

      Oi, Rose,

      Acho que dá pra aproveitar bastante coisa em 2 dias sim. Talvez fosse bom mais um dia em Santorini, porque aí você ia ter tempo pra conhecer mais praias, já que tem várias bem diferentonas. Atenas em dois dias dá tranquilo, porque as atrações ficam meio que concentradas dentro de uma distancia caminhável. Quanto às acomodações, em Atenas eu fiquei no Economy Hotel e achei bem legal e com um preço em conta, em Mykonos eu fiquei no Hotel Teo, que fica perto das praias mais bonitas da ilha e o preço também era bom, e em Santorini eu recomendo alguma pousada em Fira, quanto mais próximo da estação de ônibus melhor.

      Espero ter ajudado! 🙂

  6. Juliana disse:

    Oi, adorei o blog.
    Estou indo para Europa em MARÇO, e pensei em ir a Grécia.
    O que acha para este período? Vou ou melhor fazer opção para outro pais?
    Tem alguma sugestão de um bom pais, para esta data?
    Chego por Madri e pensei em Portugal. E então mais um pais. Serão 14 dias.
    Obrigada.
    Juliana

    • lenitanavarro disse:

      Olá Juliana!

      Não sei como está o clima na Grécia em março, imagino que um pouco frio, mas acredito que faça sol de qualquer jeito. A Grécia é um lugar único, com praias lindíssimas e Atenas é fantástica e cheia de história. Um detalhe para você pesquisar melhor é a questão de transporte e atrações nesse período que não é muito turístico. Em algumas das ilhas, por exemplo, algumas linhas de onibus que passam por pontos turísticos podem não funcionar nessa época. De qualquer jeito, acho que vale muuito a pena vc ir conhecer a Grécia porque é tudo muito lindo.

      Espero ter ajudado.

      Beijos!

  7. Priscila Teixeira disse:

    Olá!

    Estou pensando em passar o Ano Novo em Atenas e também visitar as ilhas com o meu namorado. Sei que é inverno por lá mas mesmo assim vale a pena visitar ou é “roubada”?

    Obrigada!

  8. Sara Fernandes disse:

    Oi Lenita,

    Adorei os post sobre a Grecia e as super dicas…Meu sonho e conhecer as ilhas gregas…estou me planejando para Maio de 2015, voce acredita que e uma boa epoca de calor para eu aproveitar as praias? Gostaria de dicas de como faço para ir para Grecia, se por pacotes agências ou compro por conta a passagem até Atenas e vejo roteiros e me programo tambem para os passeios por la…
    beijos, aguardo

    Sara

    • lenitanavarro disse:

      Oii Sara!

      Olha só, acho que em Maio ainda não vai estar fazendo aqueeele calor não, porque ainda não é verão na Europa. Mas de repente você consegue ate preços muito melhores na estadia, passagens, etc, justamente por isso.

      Espero ter ajudado 😉

  9. Fabíola disse:

    Oi Lenita, como vai? Estou lendo seus posts sobre a Grécia, muito bom! Sonho em fazer essa viagem e vou começar a planejar pra ir com meu marido. Em quanto tempo você planejou? Fiquei com uma dúvida em relação aos lugares de hospedagem; você deixou tudo reservado antes, ou chegava na ilha e procurava na hora? Imagino, que fazendo assim, corre-se o risco de não encontrar vagas né… Obrigada, aguardo. Até…

    • lenitanavarro disse:

      Oi Fabíola!
      Que bom que está gostando dos posts =)
      Planejei a viagem em um mês mais ou menos, reservei a hospedagem pelo booking.com com antecedencia. É importante reservar sim, principalmente se vcs forem na época do verão de lá (julho e agosto principalmente).

      Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s