A linda cidade de Ouro Preto e o carnaval

IMG_20160208_091959.jpg

Ouro Preto – MG

  No início de fevereiro, a cidade de Ouro Preto foi invadida por um grupinho de soteropolitanas que decidiram curtir um carnaval diferente. Fizemos o caminho contrário ao fluxo e saímos de Salvador bem na época em que a cidade está movimentadíssima, fervendo em festas e recebendo gente de tudo quanto é canto do Brasil e do mundo.

  Confesso que quando meu voo pra BH foi cancelado, até deu aquela pontadinha no coração de vontade de ficar por aqui mesmo, mas depois me jogaram pra outro voo e lá fui eu, rumo a OP.

  Chegamos à rodoviária e logo os taxistas vieram pra cima que nem urubus, todos querendo garantir a corrida. Apesar da longa jornada de avião/metrô/ônibus pra chegar até ali, eu ainda estava naquele espírito de “vamos andando mesmo que nao é longe, olhei no mapa”, mochilão nas costas e sapatos confortáveis. Felizmente mudamos de ideia a tempo e pagamos os 20 conto do taxi. Seria complicado andar 1km naquela cidade que parece não ter 200m contínuos de terreno plano. Simplesmente tudo é ladeira. E não são rampinhas não, são ladeironas mesmo, daquelas que o pé escorrega e arrebenta as havaianas. Daquelas que fazem você optar por jantar uma paçoquita que tem na bolsa e nada mais, só pra não ter que subir até o pico da casa da zorra atrás de alguma comida digna.

IMG_20160209_101851006.jpg

Tome ladeira.

  O taxi deixou a gente na república onde ficaríamos hospedadas. Vou explicar brevemente como funciona o carnaval de Ouro Preto: As repúblicas vendem pacotes de carnaval que incluem hospedagem, alimentação, festas na república, festas fora da república, festas de camisa (que eles chamam de bloco, mas não são blocos pois todos sabemos que blocos tem de ser móveis, certo?) e, por último – mas nao menos importante – Open bar 24 horas por dia, todos os dias. ISSO MESMO.

  Com uma programacao dessas, imaginei que nem ia dar pra conhecer direito a cidade, mas nos 6 dias de carnaval, a cada dia a gente andava um pouquinho, e acabamos conhecendo umas coisas interessantes. No caminho da república onde a gente dormia para a que a gente ia pra almoçar e tomar café da manhã, ficava a Igreja do Pilar, na qual não entramos, mas compramos vários imãs na mão do brother. Faço aqui uma observação: A cidade tem muuitas igrejas e são todas históricas e lindas, mas pra entrar em cada uma delas é cobrada uma taxa de 10 reais. Logo, teria que escolher umas duas ou três igrejas, no máximo, pra visitar. Como eram muitas, ficava difícil de decidir, então optamos por gastar todo o dinheiro na feira de artesanato e visitamos um total de 0 igrejas.

IMG_20160207_124824059.jpg

Igreja do Pilar, Ouro Preto – MG.

   A mais famosa delas é a Igreja de Sao Francisco de Assis. Não só a igreja é linda, como também todo o cenário ao redor.

IMG_20160209_111825423.jpg

Igreja de Sao Francisco de Assis

  Bem próxima à igreja, fica a feira de artesanato em pedra sabão, que é típica de Ouro Preto. Dá pra passar um bom tempo só rodando e procurando lembrancinhas e artigos de decoração. O legal é que o pessoal vai fazendo as artes na pedra sabão ali mesmo, cavando a pedra e usando corantes para embelezar o produto final. Eles tambem escrevem o nome na pedra e fazem lá na hora o que você pedir. Eu comprei para cada uma das minhas irmãs uma caixinha de pedra colorida e pedi pra gravar o nome delas, lá tem varias coisas lindas pra dar de presente 🙂

IMG_20160209_111102045.jpg

Feira de Artesanato.

   Na parte alta da cidade fica a Praça Tiradentes, que é a praça principal da cidade. O lugar fica uma loucura no carnaval, pois é onde a prefeitura coloca o palco principal das festas, e fica cheio de barraca, gente vendendo passadeiras de diabinho e coroa de flores, gente vendendo drinks, hot dog, etc. Próximo à praça fica o famoso Museu da Inconfidência e o Museu de Ciência e Técnica da UFOP, que são lindos e interessantíssimos, mas nos quais não entramos porque não deu tempo. Subimos mais um pouco e chegamos à Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde tem um mirante com uma vista maravilhosa da cidade com as montanhas em volta.

IMG_20160207_140631460.jpg

Vista da cidade de Ouro Preto – MG

IMG_20160207_140621412.jpg

Igreja de Nossa Sra das Mercês

   Basicamente, foram esses os locais mais interessantes que conhecemos por lá. Não deu pra entrar nas igrejas e nos museus, nem conseguimos conhecer o parque do Itacolomi pois as prioridades do carnaval eram outras, mas pretendo voltar a cidade em outro momento para conhecer melhor e tambem dar uma passada em Mariana, que fica próximo dali e por conta disso muita gente ja visita as duas cidades de uma vez só. Dizem que, assim como no carnaval, no mês de outubro a coisa fica muito boa por lá. Já estamos pesquisando as passagens hahaha.

Anúncios

3 comentários sobre “A linda cidade de Ouro Preto e o carnaval

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s